Pescadores de Itapoá protestam pela dragagem do Canal da Barra Do Saí

Aproximadamente 80 pescadores bloquearam a SC-415 em forma de protesto ontem pela manhã, a partir das 7h30. Eles pedem a dragagem do canal da Barra do Saí, em Itapoá, no Litoral Norte, no limite com Guaratuba (PR). O trânsito ficou parado durante duas horas na rodovia, sendo liberado por volta das 10 horas.

De acordo com o prefeito Sérgio Aguiar, o motivo do manifesto é a falta de licença ambiental da Fatma para a realização dos trabalhos. Segundo ele, os trabalhadores estão reivindicando seus direitos, pois são famílias que dependem da pesca.

– O município está pronto para agir, temos as máquinas e o pessoal, falta somente a liberação pela Fatma – avisa.

O presidente da Associação de Pescadores da Barra do Saí, Pedro Silva Fernandes, com 46 anos de pesca, conta que a última dragagem foi feita em 2005.

– A abertura do canal é fundamental para acesso das embarcações ao mar, pois quando a maré esta baixa fica impossível esse acesso e nesse período a maré permanece baixa até por quatro dias – desabafa.

O pescador Renato dos Santos Fernandes, 40 anos, participou do protesto e a pesca é a sua única fonte de renda. Ele diz que devido ao acúmulo de areia no canal, alguns barcos quebraram. Para o pescador, o protesto é por uma ação dos órgãos competentes e, se nada for feito, haverá um novo ato em 15 dias. A ideia é bloquear as duas entradas da cidade, garante.

Transtorno no porto

– Queremos o que é de direito, poder trabalhar para o nosso sustento – enfatiza o pescador Renato.

O protesto trouxe transtorno para o  Porto Itapoá, que deixou de receber aproximadamente 80 caminhões containers. O diretor de operações do porto, Marcio Guiot, conta que não houve reflexo financeiro, mas o atendimento aos clientes ficou prejudicado. Ele espera que com esse protesto os pescadores consigam forçar a agilidade na licitação provisória para a drenagem do rio.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fatma, o órgão não foi avisado sobre a liberação da dragagem do canal. A assessoria da Prefeitura disse que enviou avisos para o órgão ambiental para discutir o assunto, mas não obteve retorno.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/09/pescadores-de-itapoa-protestam-pela-dragagem-do-canal-da-barra-do-sai-4597944.html

Publicado por BS & Advogados Associados, 14 de setembro de 2014 em Meio Ambiente.